Estrelas ( 7° ANO)
Estrelas
As estrelas são esferas de gás principalmente hidrogênio e hélio, que se encontram a uma temperatura muito alta. O gás é o combustível, que fornece a energia do astro. Mas ele não queima como num fogão existe no núcleo da estrela o que se chama de fusão nuclear, átomos do gás se fundem, formando outro e liberando energia térmica, luminosa, e mais outras radiações. De acordo com a temperatura classificam-se as estrelas em padrões chamados espectrais, ou seja, analisa-se a luz que cada estrela emite e avalia-se sua temperatura e sua composição química. Os padrões estão na tabela abaixo, onde são relacionadas as cores com as temperaturas da superfície das estrelas. É então atribuído um código alfanumérico para cada relação.
As estrelas formam pela condensação de gases que se aglutinam pela atração gravitacional. As grandes nebulosas, por exemplo, são berçários de estrelas uma vez que em seu interior grandes nuvens moleculares dão origem a novas estrelas. Quando os gases responsáveis pela formação estelar aproximam a velocidade deles aumenta, impulsionada pela gravidade local, bem como sua densidade e temperatura.
Durante um período, que pode levar até 10 milhões de anos, essas protoestrelas (estrelas em estágio inicial de formação) são compactadas por suas próprias gravidades ate que a pressão e temperatura em seu núcleo sejam suficientes para que os átomos de hidrogênio fundam-se, produzindo núcleos de hélio. As estrelas que extraem a sua energia da fusão dos átomos de hidrogênio são chamadas de estrelas de sequência principal, esse tipo de estrela corresponde a cerca de 90% de todas as estrelas do Universo.



Comentários
Postar um comentário