João Lucas/ Nathiele(7⁰ ano) A lua de sangue
Lua de sangue
A lua de sangue é um fenômeno, que acontece apenas em um eclipse total da super lua. A lua de sangue também conhecida como lua sangrenta, é um dos fenômenos mais bonitos que podemos observar a olho nú.
O fenômeno é raro e acontece em eclipses da Superlua. O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão em perfeito alinhamento, e o planeta fica no centro. Em relação ao Sol, a Lua é ocultada pela Terra, ou seja, os raios solares não chegam até o satélite, e a sombra do planeta é projetada na Lua, que “escurece”. Já a superlua ocorre quando o satélite está na sua fase cheia e no ponto mais próximo da Terra
A junção dos dois fenômenos, eclipse lunar e superlua, causa a Lua de Sangue.
Sua cor avermelhada deve-se à relação da proximidade da lua, da atmosfera terrestre e dos raios solares.
O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.
A superlua não é um fenômeno raro e acontece sempre que ela atinge sua fase cheia a menos de 24 horas do perigeu. Quando isso ocorre, vemos uma lua maior e mais brilhante, principalmente quando ela surge no horizonte. Segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), as super luas acontecem, em média, uma vez por ano.
Quando observar
Tanto a Superlua quanto a Lua de Sangue podem ser observadas de qualquer parte do planeta. A única restrição é em relação às nuvens. Se o tempo estiver nublado, dificilmente os fenômenos serão observados. Também não é preciso nenhum tipo de equipamento como telescópios.
Autores:
Nathiele Olive
ira
João Lucas




Comentários
Postar um comentário