Verbete de enciclopédia (Panda-Vermelho)
Aluno: Gustavo
Pesquiza de Português
Animais em extinção
Panda-Vermelho
O panda-vermelho é um animal essencialmente arborícola, solitário, que se alimenta principalmente de bambu. Pode ser encontrado, entre outros países, na China e no Ne
pal.
"O panda-vermelho é um mamífero que, atualmente, está classificado como em perigo de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. Esse animal se trata de uma espécie encontrada em climas temperados em regiões de floresta e atualmente ocorre no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal.
A espécie tem cabeça arredondada, focinho curto e orelhas retas e triangulares. A parte superior de seu corpo tem coloração marrom-avermelhada, e o ventre é preto. A cauda possui um padrão de anéis. A espécie é onívora, mas alimenta-se, principalmente, de bambu. Os pandas-vermelhos são animais solitários, arborícolas e de hábito crepuscular e noturno. Em geral, a fêmea dá à luz de um a quatro filhotes após um período de gestação de cerca de 134 dias."
Características do panda-vermelho
O panda-vermelho é um animal que possui cabeça redonda, focinho curto e orelhas retas e triangulares. A cauda desse mamífero é espessa e anelada, sendo possível observar cerca de 12 anéis alternados de pelos vermelhos e amarelos. Apresentam aproximadamente 56 a 62 cm de comprimento. Em relação ao peso, esses animais apresentam entre 3,7 e 6,2 kg em média.
O corpo dos pandas-vermelhos é recoberto na parte superior por pelos na coloração marrom-avermelhada, enquanto na parte ventral do corpo os pelos são pretos. O rosto apresenta pelos brancos e marcas marrom-avermelhadas sob os olhos. As pernas são pretas, enquanto as solas dos pés são brancas. A coloração do animal ajuda na proteção contra predadores, ajudando-o a se misturar com ambiente em que vive."
Nome científico do panda-vermelho
O nome científico do panda-vermelho é Ailurus fulgens. Esse animal está incluído no filo Chordata, classe Mammalia, ordem Carnivora, família Ailuridae e gênero Ailurus."
Habitat do panda-vermelho
"O panda-vermelho é um animal encontrado em climas temperados de regiões de florestas decíduas e coníferas. Em geral, nesses locais há sub-bosques de bambu e árvores ocas. Trata-se de um animal essencialmente arborícola, vivendo grande parte do tempo em cima das árvores, descendo ao solo somente em situações em que se faz extremamente necessária essa ação. De acordo com a IUCN, o panda-vermelho é encontrado atualmente no Butão, China, Índia, Mianmar e Nepal.
Alimentação do panda-vermelho
O panda-vermelho é um animal onívoro, mas ele se alimenta, principalmente, de bambu. Essa planta correspondente a 98% de sua dieta. Entretanto, esse não é o único alimento do qual o panda-vermelho se alimenta, sendo possível observar na dieta desse animal ainda alimentos como frutos, insetos, ovos e filhotes de aves.
Reprodução do panda-vermelho
O panda-vermelho é um animal solitário que se encontra com outros, geralmente, apenas na época reprodutiva. Na espécie, tanto macho quanto fêmeas se acasalam com mais de um parceiro a cada temporada.
A fêmea, normalmente, dá à luz de um a quatro filhotes após um período de gestação de cerca de 134 dias. Antes do nascimento dos filhotes, a fêmea carrega gravetos, folhas e grama para forrar o local onde os filhotes nascerão. Em geral, esse ninho é feito em uma fenda em uma rocha ou em árvore oca.
Após o nascimento, a fêmea limpa seus filhotes rapidamente e permanece com eles a maior parte do tempo nos primeiros dias. À medida que os dias passam, elas aumentam o tempo fora do ninho, retornando de tempos em tempos para a amamentação e organização do local. Os filhotes saem do ninho cerca de 90 dias após o nascimento e permanecem com a mãe até o início de outra estação reprodutiva."
O panda-vermelho está em extinção?
O panda-vermelho está atualmente classificado na categoria “em perigo” da IUCN. Ainda de acordo com a IUCN, a população de pandas-vermelhos diminuiu de maneira considerável — em 50% — nas últimas três gerações. São consideradas ameças esses animais o desmatamento, a captura acidental em armadilhas para outros animais e também o tráfico de espécies."
Curiosidades sobre o panda-vermelho
Atualmente, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, o panda-vermelho está classificado como em perigo de extinção.
O bambu representa cerca de 98% da dieta do panda-vermelho.
Os pandas-vermelhos podem comer cerca de 20 mil folhas de bambu por dia.
Os pelos pretos na região ventral do animal evitam que ele seja avistado quando está no chão.
Os pelos presentes no pé dos pandas-vermelhos são bastante grossos, o que faz com que esses animais não deixem quase nenhuma pegada.
Os pandas-vermelhos possuem um falso polegar, o qual é formado por um osso do punho modificado. Esse falso polegar os ajuda a pegar o seu alimento e se agarrar em árvores.
A expectativa de vida máxima do panda-vermelho é de 14 anos.





Comentários
Postar um comentário