Dragão de Komodo

 



O Dragão de Komodo é conhecido por ser a maior espécie de lagarto do planeta. Com uma mordida potente e venenosa, esse animal pode ser visto nas ilhas de Komodo, na Indonésia. Portanto, não se preocupe: aqui no Brasil, esse animal não existe na natureza.
O nome científico desse lagarto é Varanus komodoensis. Esse animal pode chegar a 3 metros de comprimento e 40 cm de altura. Entre os maiores indivíduos, já foram encontrados animais com mais de 160 kg.  
O corpo volumoso é revestido de escamas e tem pernas arqueadas, curtas e robustas, equipadas com garras. Possui uma cauda longa e musculosa, além de uma cabeça alongada com focinho achatado. Assim como todos os lagartos, tem uma língua bifurcada, dentes pontiagudos e uma boca cheia de bactérias.
A pequena ilha onde vive o Dragão de Komodo, na Indonésia, é uma área de floresta tropical e savana. Esse lagarto prefere ficar nas regiões quentes e secas da ilha, com zonas abertas ao ar livre.
O Dragão de Komodo tem preferência pela luz do dia e tende a ficar solitário. No entanto, durante a alimentação, é comum ver vários lagartos reunidos, aproveitando a mesma refeição, já que são animais oportunistas. Após se alimentarem, eles se separam mais uma vez.

Os animais adultos são terrestres a maior parte do tempo, mas o Dragão de Komodo filhote fica nas árvores para se proteger de outros predadores. Estes podem ser até os próprios Dragões de Komodo adultos.

Logo após o nascimento, os filhotes sobem nas árvores, não sendo cuidados por seus pais. Lá se desenvolvem e, quando ficam muito grandes, descem ao chão e cavam a terra para se abrigarem durante a noite. Já na fase adulta, são capazes de nadar e mergulhar. A velocidade do Dragão de komodo chegando a 26 km por hora!  
Na época reprodutiva, os machos se tornam agressivos uns com os outros em disputa da fêmea. Após o acasalamento, o macho vencedor pode ficar alguns dias próximo à fêmea para garantir que nenhum outro macho também acasale com ela, certificando- se de que os filhotes estão bem protegidos.  
O animal é carnívoro e tem um cardápio bem variado. Ele se alimenta principalmente de carniças, mas pode caçar qualquer bicho que estiver ao seu alcance quando sente necessidade. Os filhotes se alimentam de lagartixas, ovos, gafanhotos, besouros e outros animais pequenos.  
Todas as informações foram extraídas do site abaixo

https://www.petz.com.br/blo g/animais-silvestres/Orde10 de-komodo/amp/  

Davi Nascimento 

Comentários

Postagens mais visitadas