JACUTINGA

 JACUTINGA


A Jacutinga (Aburria jacutinga), também chamada jacuapeti, jacupará e peru-do-mato, é uma ave que habita as florestas da Mata Atlântica, como as do PEI. A espécie está em via de extinção devido ao desmatamento e a caça predatória. Sua população foi drasticamente reduzida e desapareceu na maioria dos lugares onde era abundante.

O nome Jacutinga se origina da junção dos termos tupis ya’ku (jacu) e tingu (branco), significando, portanto, “jacu branco”, numa referência às penas brancas no topo da sua cabeça e nas suas asas. “Jacuapeti” se origina da junção dos termos tupis ya’ku (jacu), a’pé (superfície) e tim (branco), significando, portanto, “jacu da superfície branca”. Peru-do-mato” é uma referência ao peru.

Alimenta-se principalmente da polpa de frutos carnosos, sendo os das palmeiras a sua principal fonte de alimento. Ela engole os frutos inteiros, retira a polpa no papo e regurgita ou defeca as sementes. Acredita-se que seja importante na dispersão de várias espécies vegetais.

É uma ave grande, medindo entre 64 e 74 centímetros de comprimento e pesando de 1,1 a 1,4 quilogramas. É fácil de identificar, pois em quase toda a sua área de ocorrência é o único Cracídeo com mancha branca na asa


Reprodução

Se reproduz de agosto a janeiro, fazendo seu ninho nas forquilhas dos galhos mais altos e protegidos. Põe 2 a 4 ovos brancos, levando 28 dias para o nascimento dos filhotes. Os filhotes com 30 dias já podem voar.


Hábitos

Ave rara. Habita florestas primárias úmidas densas, à altura da copa e do estrato médio, principalmente em locais abundantes em palmitos, mas não exclusivamente. Pode também ser encontrada em ambientes degradados, desde que próximos a extensas matas preservadas.

Prefere as áreas montanhosas até 900 metros, sendo raramente encontrada em baixadas litorâneas (restinga. por ex. Ilha do Cardoso). Na Argentina e Paraguai a espécie se associa à mata ao longo dos rios.

Podem ser encontradas em bandos de até 15 indivíduos, principalmente em aglomerações de árvores no pico da frutificação. Atualmente são encontradas sozinhas ou aos pares, provavelmente resultado da sobre-caça.


Curiosidades

A jacutinga é considerada a principal dispersora do palmito-juçara, espécie também ameaçada de extinção


COLEGIO: EDIMONICA

ALUNO: LEVI GABRIEL

SERIE: 6º ANO



Comentários

Postagens mais visitadas